12 de abril de 2010

Colite Úlcerativa

A colite ulcerativa é uma forma de doença inflamatória no intestino, que especialmente causa episódios de inflamação da mucosa do cólon. A inflamação quase sempre afeta o reto. Não há causa conhecida para a colite ulcerativa, porém presume-se que haja um componente genético para a sua susceptibilidade.Tem um desenvolvimento geralmente intermitente, com períodos de inatividade alternados com ataques súbitos da doença.
Há um aumento significativo no risco de câncer colorretal em pacientes com colite ulcerativa depois de 10 anos. É recomendado que pacientes passem por colonoscopia com biópsias para procurar por displasia depois de oito anos com colite ulcerativa.
O tratamento da colite ulcerativa depende da severidade da doença. Em termo gerais, o tratamento é através de imunosupressão (supressão do sistema imunológico), embora colectomia (remoção parcial ou total do intestino grosso) ocasionalmente seja necessária.
A doença cursa com inflamação destrutiva de toda a parede do colon e reto, de forma contínua (diferentemente da doença de Crohn). Inicialmente limita-se à mucosa, mas depois surgem múltiplas pequenas úlceras na parede intestinal, devido à inflamação profunda.
A destruição da parede e das vilosidades gera uma diarréia de má-absorção, por vezes com sangue ou muco, e acompanhada de febre e dores abdominais, e por vezes vómitos e náuseas. É comum o tenesmo, ou sensação de que o reto ainda tem fezes mesmo após a evacuação estar completa.
Os períodos sintomáticos alternam com períodos alargados sem qualquer sintoma. Muitos indivíduos apresentam progressão lenta e lesões mínimas, outros rápida ou mesmo fulminante com problemas agudos possiveis adicionais como desidratação e anemia. Num terço dos casos todo o cólon está afetado, nos restantes algumas áreas são poupadas.São ainda frequentes as fissuras anais (15% dos casos) ou abcessos retais.
A mortalidade é baixa (5% após 10 anos de doença) se o doente é acompanhado e tratado. Cerca de 25% sofrem ataques severos com necessidade de colectomia nos primeiros anos.