12 de abril de 2010

ANEURISMA



Aneurisma é uma dilatação anormal, localizada e permanente de uma artéria como conseqüência de um enfraquecimento de sua parede, ou de uma solicitação anormal sobre a estrutura normal da parede da artéria. Essa dilatação vai aumentando pela tensão na parede da aorta. Existe uma lei da Física, "Lei de Laplace", que explica essa dilatação: "A tensão na parede de um tubo é igual a pressão do conteúdo líquido, multiplicado pelo raio do tubo", (T=PxR). A priori, qualquer artéria do corpo pode apresentar um aneurisma.



O que é o aneurisma da aorta abdominal?


É o aneurisma localizado na aorta abdominal infra-renal, ou seja, na parte da aorta situada entre as artérias renais, e sua bifurcação em artérias ilíacas. É o tipo de aneurisma que ocorre na prática médica com maior freqüência

O que causa o aneurisma da aorta abdominal?

Geralmente (cerca de 95% dos casos) o AAA ocorre abaixo das artérias renais, e usualmente está associado à doença aterosclerótica da aorta. Entretanto, as observações clínicas, estudos genéticos e análises bioquímicas mais recentes, indicam que o aneurisma se desenvolve por uma alteração do sistema conjuntivo da parede arterial (elemento que forma parte da parede das artérias).

Quais são os fatores de risco da doença?


Os principais fatores de risco são o tabagismo, hipertensão arterial e a doença obstrutiva crônica pulmonar.

Quais são os sinais e sintomas do aneurisma da aorta abdominal?


Os aneurismas de aorta abdominal evoluem, na maioria das vezes, silenciosamente, pois não causam qualquer sintoma, e são descobertos durante um exame clínico ou estudo abdominal por métodos não invasivos como raio-X, ultra-som etc. Normalmente os sintomas aparecem quando o aneurisma fica muito grande, causando a "sensação de coração batendo na barriga", ou quando comprimem e corroem estruturas vizinhas, causando "dor e desconforto abdominal". 
O que acontece se o aneurisma não for tratado?

O Aneurisma da Aorta Abdominal quando não tratado evolui para rotura podendo apresentar todo o quadro descrito anteriormente. Quando a aneurisma rompe, muitos dos pacientes morrem antes de chegar ao hospital e, dos que chegam ao hospital e conseguem ser operados, somente cerca de 30% sobrevivem à cirurgia.